Trama golpista: Fux rejeita crime de organização criminosa contra Bolsonaro

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) contra a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pelo crime de organização criminosa. Para ele, não há provas de que os acusados tenham formado uma estrutura estável e permanente para a prática de delitos.

Fux foi o terceiro integrante da Primeira Turma a votar no julgamento. Antes dele, Alexandre de Moraes e Flávio Dino haviam defendido a condenação dos réus em todos os crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Ainda faltam os votos das ministras Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Segundo Fux, a existência de um plano criminoso não é suficiente para caracterizar organização criminosa. Ele também afastou a aplicação da majorante de uso de armas, destacando que a denúncia não descreveu emprego efetivo de armamento durante os atos investigados.

O ministro ainda sinalizou que seu voto deve ser pela absolvição em outros crimes, como dano ao patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Para ele, não é possível responsabilizar os réus por atos cometidos por terceiros nos ataques de 8 de janeiro.

Durante sua manifestação, Fux reforçou que a caracterização do crime de quadrilha exige vínculo estável, permanência e entidade autônoma entre os acusados. “Não estão presentes as condições necessárias para a classificação da conduta como organização criminosa”, afirmou.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados