O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (8) a ação de deputados e senadores de oposição que ocuparam as mesas diretoras da Câmara e do Senado nesta semana. Segundo ele, parlamentares que adotam esse tipo de postura “deveriam perder o mandato”.
A declaração foi dada durante um evento de anúncio de investimentos do governo federal no Acre, direcionada ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC). Lula pediu que o parlamentar não assinasse o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Ele está garantindo a democracia. Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para não permitir que funcione a Câmara e o Senado, verdadeiros traidores da pátria”, afirmou.
O protesto de parlamentares bolsonaristas ocorreu após a decisão de Alexandre de Moraes de decretar prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O grupo pressiona o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a pautar um pedido de impeachment contra o ministro e está coletando assinaturas para o movimento.
Em entrevista à jornalista Andreia Sadi, Alcolumbre afirmou que cabe a ele, no exercício de suas prerrogativas constitucionais, decidir sobre o andamento de um eventual pedido. Até o momento, não há previsão para que a solicitação seja analisada.