O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decrete a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar alegou risco de fuga do ex-presidente após o apoio declarado por Donald Trump e o aumento das tensões com o Judiciário brasileiro.
Correia já havia protocolado um pedido de providências em março, mas reforçou o pedido nesta quinta-feira (10), alegando que as recentes manifestações do ex-presidente norte-americano podem ser utilizadas para justificar um possível pedido de asilo internacional por parte de Bolsonaro. Segundo ele, há sinais claros de tentativa de articulação política com lideranças estrangeiras.
No documento, o deputado também solicita que Moraes aplique medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de deixar Brasília sem autorização judicial e de se aproximar de embaixadas. Bolsonaro é réu na ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022, atualmente na fase de alegações finais.
O pedido acontece após Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras, justificando a medida com críticas ao julgamento de Bolsonaro no STF. Para Rogério Correia, os eventos recentes acendem “ainda com mais força” a possibilidade de fuga e exigem resposta firme do Judiciário para garantir a aplicação da lei.