O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (24) que tanto Israel quanto Irã violaram o acordo de cessar-fogo mediado por ele para encerrar o conflito no Oriente Médio. Em conversa com repórteres antes de embarcar para a cúpula da OTAN, nos Países Baixos, Trump disse estar especialmente decepcionado com a postura de Israel, que teria iniciado bombardeios logo após o anúncio da trégua.
“Assim que fechamos o acordo, eles saíram e jogaram um monte de bombas. Nunca vi nada parecido antes”, afirmou Trump. “Não estou feliz com o Irã também, mas realmente estou infeliz com Israel. Preciso fazer com que Israel se acalme.” Em sua rede Truth Social, o republicano também publicou um recado direto: “ISRAEL. NÃO LANÇEM ESSAS BOMBAS. SE FIZEREM, É UMA GRAVE VIOLAÇÃO.”
Apesar de o Irã negar qualquer ataque desde o início da trégua, Israel afirma que mísseis iranianos voltaram a atingir seu território, matando ao menos cinco pessoas em Beer Sheba. O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, prometeu uma resposta intensa, e o chefe do Estado-Maior, Eyal Zamir, afirmou que o país atacará com força “em vista da grave violação do cessar-fogo pelo regime iraniano”.
O cessar-fogo, anunciado por Trump após mísseis iranianos atingirem uma base americana no Catar, previa uma suspensão de 12 horas dos bombardeios de cada lado. No entanto, em menos de um dia, a frágil trégua entrou em colapso, reacendendo tensões em uma das regiões mais instáveis do planeta.