O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou como “infundados” os recentes ataques dos Estados Unidos contra instalações nucleares do Irã e declarou que Moscou está pronta para ajudar o povo iraniano. A declaração foi feita nesta segunda-feira (23) durante um encontro com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, em Moscou.
Putin afirmou ainda desejar “os melhores votos” ao líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, e reforçou a disposição da Rússia em intensificar a cooperação com Teerã. Já o chanceler iraniano agradeceu a posição russa e destacou que Moscou “está do lado certo da história”. Os dois países devem iniciar negociações para estreitar parcerias estratégicas e diplomáticas.
Também nesta segunda, o Kremlin alertou para o agravamento da crise no Oriente Médio. O porta-voz Dmitry Peskov afirmou que a ofensiva americana inaugurou uma “nova espiral de escalada” e ampliou o número de envolvidos no conflito entre Israel e Irã. A situação, segundo ele, ameaça a estabilidade global.
No mesmo dia, o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, fez um apelo por cessar-fogo para permitir inspeções nas usinas atingidas no Irã. Ele afirmou que só com a interrupção dos bombardeios será possível avaliar os danos e garantir a segurança nuclear. A ONU, os países europeus e a própria AIEA seguem pressionando por uma resposta diplomática ao conflito.