O cantor Marlon Brandon Coelho Couto, conhecido como MC Poze do Rodo, foi preso na madrugada desta quinta-feira (29) por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), no Rio de Janeiro. A prisão ocorreu em sua residência, localizada em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da capital fluminense. Poze é investigado por apologia ao crime e envolvimento com o tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Civil, o funkeiro realiza apresentações em favelas dominadas pelo Comando Vermelho (CV), com a presença ostensiva de traficantes armados. Segundo as investigações, esses eventos seriam utilizados pela facção como forma de reforçar o tráfico de drogas e lavar dinheiro. A DRE afirma ainda que o repertório do artista exalta o uso de armas e drogas, além de incitar confrontos entre facções.
O advogado de Poze, Fernando Henrique Cardoso Neves, afirmou que se trata de uma “narrativa antiga” e que, caso o funkeiro não seja liberado, a defesa pretende entrar com habeas corpus. Poze foi conduzido à Cidade da Polícia, mas não quis dar declarações.
A prisão ocorre poucos meses após o artista ter bens apreendidos na Operação Rifa Limpa, em novembro de 2023, que investigava sorteios ilegais em redes sociais. Carros de luxo, cordões de ouro e joias foram levados pela polícia, mas a Justiça determinou a devolução dos itens no início deste ano, por falta de provas que os ligassem ao crime.