Na nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (14), os principais alvos são pessoas ligadas à Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer). A PF investiga a participação da entidade em um esquema bilionário de descontos indevidos em benefícios do INSS, atingindo milhões de aposentados e pensionistas.
Os mandados de busca e apreensão autorizados pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal foram cumpridos em Presidente Prudente (SP), e miraram diretamente em:
Cícero Marcelino de Souza Santos – Apontado como assessor do presidente da Conafer, Carlos Roberto Ferreira Lopes;
Ingrid Pikinskeni Morais Santos – Esposa de Cícero, também investigada por possível lavagem de dinheiro com recursos provenientes da fraude.
Segundo a Polícia Federal, o casal teria usado parte do dinheiro para comprar veículos de luxo. A estrutura por trás da fraude já era conhecida do INSS e foi denunciada anos antes pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o que levanta questionamentos sobre a demora na atuação mais incisiva contra o esquema.
A Conafer está sendo investigada por atuar como intermediadora de descontos associativos não autorizados, supostamente cobrados em nome de entidades de classe, sem o consentimento dos beneficiários. A PF continua a apuração para rastrear os envolvidos e o destino dos valores desviados.