Audiência na Câmara discute campanha Maio Amarelo e destaca queda nos acidentes de trânsito em Natal

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta sexta-feira (9), uma audiência pública para debater o tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A iniciativa foi proposta pelo vereador Herberth Sena (PV), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da segurança no trânsito e a redução do número de acidentes na capital potiguar.

O Maio Amarelo é um movimento global de conscientização que acontece durante todo o mês de maio, envolvendo diversos setores da sociedade em ações educativas voltadas para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Durante a audiência, o vereador Herberth Sena ressaltou a relevância do debate: “Essa é mais uma audiência que propomos com o objetivo de integrar esforços entre poder público e sociedade civil para salvar vidas no trânsito. Tivemos bons resultados em 2024, com redução no número de acidentes, e queremos avançar ainda mais com ações coordenadas e educativas, especialmente com foco nos motociclistas, que representam o grupo mais vulnerável”, destacou.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Jódia Melo, apresentou dados que evidenciam o impacto positivo das ações de conscientização. Segundo ela, Natal registrou uma redução de 33% nas infrações por excesso de velocidade no primeiro quadrimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. Além disso, houve queda de 18% no número de óbitos por sinistros de trânsito. “Sabemos que cada vida importa, e a educação é o caminho. Estamos com ações todos os dias do mês, em shoppings, escolas, ruas e bares, atingindo públicos de todas as idades e modais”, afirmou.

Representando o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), o major César Fagundes apresentou a atuação da Operação Zero Álcool, idealizada pelo coronel José Mário. A ação busca complementar a fiscalização da Lei Seca e coibir a combinação de álcool e direção. “Temos intensificado as prisões por embriaguez ao volante, pois essa é uma das principais causas de acidentes fatais. É preciso reforçar que dirigir sob efeito de álcool é crime e coloca vidas inocentes em risco”, alertou.

Já o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no RN, Péricles Venâncio, destacou as três frentes de atuação do órgão: fiscalização, educação e engenharia de trânsito. “Estamos atuando em pontos críticos, com comandos de ultrapassagem proibida, fiscalização de motociclistas e controle da jornada de caminhoneiros. Além disso, levamos educação para escolas e empresas e identificamos falhas na infraestrutura viária para repassar aos órgãos responsáveis”, explicou.

A audiência contou com a participação de representantes do Ministério Público, PRF, CPRE, STTU, Detran e outros órgãos ligados à mobilidade urbana e à segurança viária.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados