Bernard Arnault, dono do conglomerado de luxo LVMH (que controla marcas como Louis Vuitton, Dior e Sephora), teve uma queda de onze bilhões e trezentos milhões de dólares (equivalente a sessenta e seis bilhões e quinhentos milhões de reais) em sua fortuna nesta terça-feira (15). A perda ocorreu após as ações da empresa caírem quase oito por cento, reflexo dos resultados abaixo das expectativas no primeiro trimestre de dois mil e vinte e cinco.
Apesar do revés, Arnault mantém a sexta posição entre as pessoas mais ricas do mundo, com fortuna estimada em cento e quarenta e seis bilhões e quatrocentos milhões de dólares. Ele fica atrás de Elon Musk (trezentos e sessenta e nove bilhões e setecentos milhões), Jeff Bezos (cento e noventa e seis bilhões e trezentos milhões) e Mark Zuckerberg (cento e oitenta bilhões e duzentos milhões). A LVMH viu seu valor de mercado recuar de duzentos e quarenta e oito bilhões para duzentos e quarenta e quatro bilhões de euros, perdendo o posto de maior empresa de luxo europeia para a concorrente Hermès.
O desempenho fraco da LVMH foi influenciado principalmente pela queda na demanda nos Estados Unidos e pelo cenário desfavorável nas vendas na China, dois mercados estratégicos para o grupo. A situação revela os desafios do setor de luxo em manter o crescimento após anos de expansão acelerada.
(Com informações da Forbes)