Os cinemas existentes em Natal terão que exibir em suas telas informações sobre o turismo do município. A obrigatoriedade está prevista na Lei Nº 114/2022, proposta pelo vereador Chagas Catarino (União Brasil), que durante uma reunião, nesta terça-feira (15), recebeu o parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal. O projeto ainda terá que ser debatido e votado pelo plenário em primeira e segunda discussão.
De acordo com a lei, as informações sobre o turismo serão projetadas antes do início de cada filme e terão a duração de, no mínimo, um minuto, aproveitando as produções locais de filmes. As informações a serem projetadas serão fornecidas pela Prefeitura Municipal de Natal, através dos seus órgãos competentes. O objetivo é utilizar o cinema para divulgar os atrativos turísticos da capital potiguar.
“Acredito que a gente deve usar todas as ferramentas possíveis para impulsionar a nossa atividade turística e recolocar Natal entre os destinos mais procurados do Brasil, lembrando que o turismo é um dos principais setores da economia natalense. Então, um projeto como esse, que chega para divulgar as belezas naturais e as atrações culturais da cidade, pode fazer a diferença”, avaliou o presidente da Comissão, vereador Cláudio Custódio (PP).
Por fim, o vereador Daniell Rendall (Republicanos) anunciou que o colegiado vai iniciar uma agenda de visitas fiscalizatórias aos equipamentos públicos de educação do município. “A cidade possui 147 unidades de ensino, sendo 74 CEMEIs e 73 escolas de Ensino Fundamental. Os gestores dessas instituições nos procuram semanalmente reivindicando a visita da Comissão. Diante disso, nada mais oportuno da nossa parte do que ir in loco verificar a situação das escolas e saber de que forma a comissão pode ajudar a resolver os problemas junto à Prefeitura”.
A vereadora Samanda Alves (PT) e os vereadores Tárcio de Eudiane (União Brasil) e Pedro Henrique (PP) também participaram da reunião.