Uma nova pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (3) revela que o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados no índice de rejeição para as eleições presidenciais de 2026, ambos com 55% de avaliação negativa entre os eleitores. O levantamento, com margem de erro de dois pontos percentuais, mostra que os dois líderes políticos dividem o topo da rejeição com Eduardo Bolsonaro (PL), que registra 56%.
Enquanto Lula e Bolsonaro dominam as intenções de voto (41% e 39%, respectivamente), os governadores Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) aparecem como os menos rejeitados, com 24% e 26%. No entanto, ambos sofrem com o baixo conhecimento do eleitorado: 61% não conhecem Zema e 63% desconhecem Caiado. Já Lula (4%) e Bolsonaro (6%) são as figuras mais conhecidas.
Cenários de segundo turno
Em simulações de segundo turno, Lula e Bolsonaro seguem empatados dentro da margem de erro. O presidente atual venceria todos os outros possíveis candidatos em um eventual segundo turno, enquanto Bolsonaro teria desempenho competitivo contra os demais nomes. A pesquisa reflete um cenário ainda polarizado, mas com espaço para crescimento de alternativas menos conhecidas, como Zema e Caiado, que, apesar da baixa rejeição, ainda precisam ampliar sua visibilidade nacional.