Governo endurece regras para evitar fraudes no Bolsa Família

O governo federal publicou um decreto que reforça o combate a fraudes no Bolsa Família, especialmente entre famílias unipessoais. Agora, a inclusão de novos beneficiários desse grupo exigirá uma visita domiciliar para comprovar a situação antes da aprovação do benefício. A medida busca evitar cadastros irregulares e garantir que os recursos sejam destinados a quem realmente precisa.

O número de famílias unipessoais no programa cresceu significativamente durante o governo Bolsonaro, passando de 2,2 milhões para 5,8 milhões em um ano. Desde 2023, a administração Lula tem feito um pente-fino para reduzir distorções, e atualmente esse grupo representa 16,8% do total de beneficiários. O governo pretende manter esse percentual dentro do limite de 16%, considerado adequado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Além disso, o decreto flexibiliza as regras de permanência no programa para famílias que conseguirem emprego e superarem a linha de pobreza. O período de permanência na chamada “regra de proteção” e o novo limite de renda para manter o benefício serão definidos posteriormente pelo ministério. O governo também garantiu que famílias que saírem do programa poderão retornar com prioridade em até 36 meses.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados