Banco Central eleva taxa básica de juros para 14,25%, maior patamar desde governo Dilma

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (19), elevar a taxa básica de juros (Selic) de 13,25% para 14,25% ao ano. A decisão, tomada por unanimidade, marca o maior patamar desde a crise econômica durante o governo de Dilma Rousseff, em 2015 e 2016, quando a taxa também atingiu 14,25%. A ex-presidente sofreu impeachment em agosto de 2016, em meio a um cenário de recessão e inflação elevada.

A Selic é a taxa básica de juros da economia e serve como referência para o cálculo de empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras. Com o aumento, o crédito fica mais caro, impactando o consumo e os investimentos. O Banco Central justificou a decisão como necessária para conter a inflação, que continua acima da meta, em um cenário de incertezas e pressões sobre os preços.

Em comunicado, o Copom indicou que poderá promover um novo aumento na próxima reunião, marcada para os dias 6 e 7 de maio, mas sinalizou que o ajuste será de menor magnitude. “Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião”, afirmou o BC. A decisão reflete a cautela do órgão em equilibrar o controle da inflação com os impactos de uma política monetária mais restritiva sobre a atividade econômica.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados