Neymar foi desconvocado da seleção brasileira para os jogos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O atacante, que ainda sente dores na coxa esquerda, entendeu que não estaria em condições físicas ideais para atuar. Ele foi substituído por Endrick, jovem promessa do Real Madrid. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aguardou até o último momento para confirmar a ausência de Neymar, que se mostrou chateado com a decisão, mas concordou com a orientação médica.
Além de Neymar, o goleiro Ederson e o zagueiro Danilo também foram cortados da convocação. Eles foram substituídos por Lucas Perri e Alex Sandro, respectivamente. A CBF afirmou que as decisões foram baseadas em critérios médicos e não têm relação com as notícias recentes sobre uma suposta festa com acompanhantes na última segunda-feira. No entanto, fontes ouvidas pelo UOL admitiram que o desgaste causado pelas polêmicas é inevitável.
Neymar lesionou a coxa esquerda durante as quartas de final do Campeonato Paulista, no dia 2 de março, contra o Red Bull Bragantino. O problema se agravou no dia 6, quando ele deixou o campo no CT Rei Pelé com fortes dores. A ausência do camisa 10 é um baque para a seleção, que agora contará com Endrick, de apenas 17 anos, como uma das opções no ataque. A equipe se apresenta na próxima segunda-feira em Brasília para os jogos decisivos das Eliminatórias.