STF decide futuro de Bolsonaro: Primeira Turma analisa denúncia de golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) será responsável por decidir se aceita ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022. O julgamento, marcado para 25 de março, pode tornar Bolsonaro e seus aliados réus em uma ação penal. A denúncia faz parte de uma investigação que aponta a existência de uma organização criminosa voltada para ataques ao Estado Democrático de Direito.

A Primeira Turma é composta pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia. Eles avaliarão se há elementos suficientes para abrir uma ação penal contra os acusados. O relator do caso, Alexandre de Moraes, já encaminhou o processo para análise do colegiado. A decisão da Primeira Turma será crucial para definir os próximos passos do processo, que envolve um total de 34 pessoas divididas em cinco núcleos investigados.

O STF retomou em 2023 a competência das Turmas para julgar casos penais, o que inclui a análise de denúncias como a apresentada contra Bolsonaro e seus aliados. Enquanto o plenário do STF é responsável por ações constitucionais e processos contra autoridades de alto escalão, as Turmas julgam pedidos de liberdade, recursos e ações penais em geral. A decisão da Primeira Turma será um marco no processo que investiga a suposta tentativa de golpe e pode ter repercussões significativas no cenário político brasileiro.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados