Presidente do STM critica Bolsonaro por “usar” as Forças Armadas

A ministra Maria Elizabeth Rocha, recém-eleita presidente do Superior Tribunal Militar (STM), criticou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro durante entrevista à CNN na noite de sexta-feira. Ela afirmou que as Forças Armadas “foram usadas” pelo ex-mandatário, o que, segundo ela, comprometeu a credibilidade da instituição. Maria Elizabeth destacou que Bolsonaro, por vir da caserna, confiou excessivamente em militares para cargos de alto escalão, reforçando uma visão ultrapassada de que as Forças Armadas seriam “moderadoras do Estado”. “O poder civil é que deve comandar o militar”, ressaltou a ministra, que assume o cargo no próximo dia 12.

Apesar das críticas, a presidente do STM reconheceu que alguns militares se beneficiaram do protagonismo ganho durante o governo Bolsonaro. No entanto, ela enfatizou que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica foram prejudicados pela forma como o ex-presidente conduziu o governo. “A credibilidade das Forças Armadas foi solapada por causa de um chefe de Estado que se perdeu na condução do governo”, afirmou. Sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, Maria Elizabeth avaliou que algumas penas aplicadas aos envolvidos foram “muito elevadas”, mas considerou prematuro discutir anistia para os condenados. “O Congresso Nacional pode fazê-lo, o presidente pode até indultar, mas me parece estranho essa discussão já agora”, ponderou.

Única mulher no STM, Maria Elizabeth fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que considere a diversidade de gênero ao indicar um novo nome para a Corte, que terá uma vaga aberta em abril. “Estou pedindo, clamando ao presidente, que indique uma mulher, para que eu tenha uma companheira ao meu lado que possa, junto comigo, defender as questões de gênero”, disse. A ministra destacou a importância de ter mais vozes femininas no tribunal, afirmando que, como única mulher, sua voz muitas vezes é pouco ouvida. “Eu não me rendo à homogeneidade, sou a voz da diferença e quero ser heterogênea”, concluiu, reforçando a necessidade de maior representatividade no STM.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados