PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe em leitura no STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (18) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 33 pessoas, incluindo militares, por tentativa de golpe de Estado em 2022. A acusação, inédita na história do país, foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e inclui crimes como organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

De acordo com a denúncia, Bolsonaro e seus aliados estruturaram uma organização criminosa para impedir a posse do presidente eleito e garantir a permanência do ex-mandatário no poder. A peça apresentada pela PGR aponta que o ex-presidente estava ciente do plano e teve papel central na trama, que se intensificou com ataques sistemáticos às instituições democráticas. O documento também relaciona os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 à tentativa de ruptura institucional.

A PGR sustenta que os denunciados dividiram funções dentro da organização criminosa, com militares e ex-ministros atuando diretamente na tentativa de minar o Estado Democrático de Direito. A denúncia agora será analisada pelo STF, que decidirá se torna Bolsonaro e os demais acusados réus no processo.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados