9 em cada 10 juízes no Brasil receberam supersalários em 2024

Um levantamento do UOL revelou que 90% dos juízes brasileiros ganharam mais do que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2024, mesmo que, por lei, nenhum servidor público devesse receber acima desse teto. O estudo identificou pelo menos 36 mil funcionários da elite do serviço público com vencimentos acima do permitido, resultando em um impacto de R$ 13 bilhões aos cofres públicos.

Entre os beneficiados pelos chamados supersalários, 22 mil são juízes e desembargadores, enquanto outros 5.500 pertencem ao Ministério Público, número que pode dobrar com a atualização dos dados. Esses valores são inflados por benefícios adicionais, os chamados “penduricalhos”, que elevam os ganhos mensais líquidos para além do teto constitucional.

Especialistas apontam um descontrole nos pagamentos e na concessão de vantagens a essas carreiras. O debate sobre os supersalários volta à tona em meio a discussões sobre responsabilidade fiscal e moralidade no serviço público, com pressão para maior transparência e limites mais rígidos no pagamento desses benefícios.

Related Posts:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Populares

Receba as melhores notícias no seu e-mail!

RECEBA NOSSA NEWS

As melhores noticias da semana no Rio Grande do Norte na palma de suas mãos

Parabéns, você ativou as nossas newslatter Por favor, contate nossao whtasapp

Categorias

    Edit Template

    O seu site de notícias do Rio Grande do Norte!

    © 2025 Direitor Autorais Reservados